segunda-feira, 21 de julho de 2014

Laje

Lajes ... lajes e lajes ... aff! Palavrinha da semana ... e mais conhecimento adquirido ;)

Pois é ... chegamos na primeira laje com 2 meses e meio de obra! Ufa! E então surgiu a grande duvida: tradicional ou protendida? O arquiteto queria protendida e o pedreiro a tradicional ... e eu? No meio dos dois :/

O que me impressionou foi o quanto é artesanal o trabalho de montar as caixarias! Verdadeira obra de arte! Ficamos nisso quase duas semanas! Aff ... parecia que não estava andando!

Abaixo é possivel ver as colunas da entrada com a caixaria começando e depois com a caixaria pronta!




Quanto as lajes ... agora vai! Acabamos optando pela laje protendida (conhecida como "laje tatu" ... ). Na sexta começou a colocação dos trilhos ... e agora o material de preenchimento! Veja informações sobre lajes no final do post ... não vejo a hora de concretar ... :)




Então aí vai um resumo da laje protendida ... No final, o efeito é o mesmo das duas ... a grande diferença é na quantidade de apoio: enquanto a tradicional precisa de um pontalete a cada um metro, a protendida é a cada três metros um apoio! Comparando, usamos praticamente um terço de pontaletes do que teríamos que usar se fosse a normal (e ainda assim, foram mais de 80 que precisamos!)

Elementos que compõem Laje Protendida:
(retirado de: http://www.protensalto.com.br/lajes.html)
   Vigotas Protendidas PROTENSALTO (VPS):

   São constituídas por concreto estrutural, executadas industrialmente sob rigorosas condições de controle de qualidade, com seção de concreto usualmente formando um "T" invertido, com armadura ativa pré-tensionada totalmente englobada pelo concreto da vigota, também designada em projeto como LP(Laje Protendida).
   Elementos de enchimentos:

   São componentes pré-fabricados com materiais inertes diversos, sendo maciços ou vazados, intercalados entre vigotasPROTENSALTO em geral, com função de reduzir o volume de concreto, o peso próprio da laje e servir como fôrma para o concreto complementar. São desconsideradas como colaborantes nos cálculos de resistência e rigidez da laje, podendo ser de material cerâmico ou em EPS (Isopor).
   Armadura de distribuição:

   A armadura de distribuição tem as funções de absorver as tensões e evitar a fissuração do concreto complementar, devendo ser posicionada acima do elemento de enchimento, com seção de no mínimo 0,90 cm2/m em cada direção para aços CA 25 e 0,60 cm2/m em cada direção para os aços CA 50 e CA 60, contendo pelo menos 3 barras por metro em cada direção.
   Concreto Complementar (capa):

   O concreto complementar é considerado como parte resistente da seção final da laje, podendo ter 4 ou 5 cm para situações habituais e excepcionalmente acima desse valor.

8 comentários:

  1. Oi Débora
    A primeira laje é um dos grandes marcos da obra né, muito bom chegar nessa fase, parabéns!
    Volte com as fotos da concretagem!
    Beijos

    http://minhacasaemvinhedo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana ... é um marco sim! Tanto que tive que pagar churrasco lá para o pessoal! É um misto de "ufa-consegui" com "agora-quero-mais"!
      Bjs

      Excluir
  2. Oi Debora

    Com quem você fechou a laje?

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edna! E seu muro? Como vai?

      não me lembro se te falei com quem fechei a laje ... foi com o Moura 992889177 da laje tatu. O pessoal reclamou a principio pois ela é um pouco mais pesada ... mas depois gostaram muito devido a firmeza para se trabalhar em cima e os poucos pontos de apoio necessários!

      bjs

      Excluir
  3. Oi Debora, você se lembra quanto pagou no metro da laje? Estou pesquisando sobre a laje protendida e achei só vantagens, mas preciso saber do valor. Bjs!

    umsonhofeitodetijolocimentoededicacao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. oi Debora, me fale sobre os precos por gentileza ... Tatu eh mto mais cara ? bjus Renata

    ResponderExcluir
  5. oi Debora, me fale sobre os precos por gentileza ... Tatu eh mto mais cara ? bjus Renata

    ResponderExcluir
  6. oi Debora, me fale sobre os precos por gentileza ... Tatu eh mto mais cara ? bjus Renata

    ResponderExcluir